Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

sábado, março 17, 2007

Sr.ª Gertrudes d'Almeida

sVimos recentemente homenageada a Sr.ª Gertrudes d’Almeida com a atribuição do seu nome a uma das Rotundas do Samouco (11 de Março 2007). Num primeiro contacto com tal facto interroguei-me sobre quem seria a dita pessoa e o porquê de tal homenagem, mas rapidamente me apercebi que a senhora, em tempos foi a “Parteira” cá da terra. É verdade a Sr.ª Gertrudes d’Almeida conhecida na terra por Ti Estrudes, era costureira de Profissão e ao que parece realizou vários partos.
Acho bonita a homenagem, pois segundo as minhas contas grande parte da população com a faixa etária superior aos 50 anos, provavelmente devem a ela um voto que carinho. 40 Anos após a sua morte (1883-1967), é lhe reconhecido o valor, com esta atribuição simbólica.
Pessoalmente gosto de saber destas “histórias”, até porque nasci numa era em que já se ia nascer as Maternidades. Como esta Sr.ª, presumo que ajam muitas mais pessoas dignas de homenagem nesta terra, e muitas mais histórias. Infelizmente com o passar dos anos algumas delas se vão perdendo.
Parabéns a Junta de Freguesia que se encarregou de avivar a memória dos mais maduros, e dar a conhecer aos mais novos alguém que muito fez por esta terra.

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Digna a homenagem que no passado Domingo foi feita a esta senhora, por certo determinante na vida de muitos samouqueiros e samouqueiras. É justo que um dos pontos de passagem mais importantes no Samouco passe a ter o nome da senhora que, especialmente na primeira metade do século XX, tantas famílias auxiliou.
Quanto aos moderadores Tony e Zezé, os meus parabéns pelo blog e pelo sentido de oportunidade que o mesmo revela. Continuem no caminho do sucesso e mostrem a todos que o Samouco pode ganhar (ainda mais) sentido crítico mas responsável e construtivo através deste blog.

A. P.

18/03/07, 15:51

 
Anonymous Anónimo said...

Zezé, tu estás sempre em alta!! Tenho para mim que com o rumo que o nosso blog leva, daqui a uns anitos também teremos direito a nome num ......... cruzamento!!
sim num cruzamento pq no fundo nosso blog é uma intersecção de ideias sobre o Samouco, é o consolidar da nossa identidade terrenal, da nossa plenitude humana para construir a fraternura... ou então não!

A.P. , Obrigado pelas tuas constantes visitas e comments, Sempre a considerar

21/03/07, 11:35

 
Anonymous Anónimo said...

Um voto para o sr. Manuel Gato que sempre se bateu pela homenagem a esta sra.

06/10/07, 13:15

 
Anonymous Anónimo said...

mentira... foi durante quatro anos o "braço direito do presidente da junta no mandato do ps" e nada fez.

21/10/07, 00:43

 

Enviar um comentário

<< Home