Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

domingo, fevereiro 18, 2007

Carnaval 2007

Carnaval... em tempos era sinal de grandes festas por estas bandas. Não sou saudosista, mas sinto uma nostalgia dos tempos em que haviam os famosos Corsos Carnavalescos do Samouco, onde a sátira popular era exibida com humor... sim porque ainda sou do tempo em que havia Corso Carnavalesco no Samouco. Eram bons momentos, havia convívio entre as pessoas e todos brincavam ao Carnaval com o coração aberto. Lembro-me que durante os meses que antecediam o Carnaval, as pessoas "perdiam" noites a realizar os seus fatos Carnavalescos, que com orgulho iriam depois exibir nos não menos famosos "Baile da Sociedade" abrilhantados pelos "Aguarela" e que duravam sempre até as 7 da manha.... Infelizmente ou não toda essa tradição se perdeu, e do Corso só restam fotografias e as memórias que recordo como um marco relevante na minha infância. Quanto aos bailes.... Bom.... Esses durante vários anos não se realizaram, mas ao que parece há vontade de trazer de volta a famosa tradição do "Baile da Sociedade" e este ano, à semelhança do ano passado, voltaram a realizar-se, agora numa versão mais contemporânea. A afluência não é a mesma de outros tempos, e até o cheiro das iscas passa-me despercebido, mas a ideia e a vontade está lá… só faltam os putos junto ao palco com bisnagas. Hehehe

Etiquetas:

30 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Diz-se no texto acerca dos bailes da Sociedade: "Infelizmente ou não toda essa tradição se perdeu".
Pergunto eu: o zezé que escreve este post é a favor ou contra os bailes que regressaram em 2005 (e não há um ano atrás como o zezé refere por engano)?

20/02/07, 07:32

 
Blogger Zézé said...

Samouqueiro, como fan da democracia, acho aceitável haver pessoas que sejam a favor e outras contra os bailes da sociedade, dai a minha Antítese.
O objectivo deste Blog é tentar melhora a qualidade de vida desta Vila e divulgar, se possível, todos os eventos que fazem desta Terra um bom local para se viver.
Quanto ao regresso dos bailes, ao ler-se atentamente o post, não há nada que diga que recomeçaram à um ano atrás (2006), mas sim que "este ano, à semelhança do ano passado, voltaram a realizar-se" o que é totalmente diferente...
Acho que respondi às questões que são muito pertinentes... e obrigado pela participação. É sempre bom saber que há que perca tempo a ler alguns devaneios que nos passam pela mona hehehe.

20/02/07, 09:40

 
Anonymous Anónimo said...

Olá Zezé.

Respondeste a todas as questões menos a uma. Vou tentar ser ainda mais claro: Tu Zezé - co-autor deste blog - da mesma forma que dizes não ser saudosista, és a favor ou contra a tradição dos bailes da Sociedade se perder?
Que há gente a favor e gente contra sabemos todos nós...

20/02/07, 20:11

 
Blogger Zézé said...

Certamente respondesti a todas as questões, talvez não de forma tão clara... mas "para bom entendedor meia palavra basta".

Caso não tenha entendido... ficará tambem sem saber...

21/02/07, 09:00

 
Blogger Tom Sawyer said...

Olhem pessoal já vi que isto aki pra estes lados está renhido mas é bom sinal. É sinal de que gostam bastante desta nossa terra pra a defederem assim. Já agora a propósito eu sou inteiramente a favor dos bailes de carnaval e de tudo o que seja diversão e alegria. mas além dos putos com as bisnagas junto ao palco o que eu penso que falta essencialmente uma vez que ninguém é bruxo, é a publicidade, sim publicidade. Eu ainda sou do tempo em que saía á noite com o pessoal da direcção pra colar papeis e cartazes em tudo o que era paredes vazias, mas não só no samouco como nos arredores. Atenção eu quando digo publicidade é uma coisa a sério e que de preferência se veja e não aquilo que actualmente fazem que é basicamente pra não dizer que não publicitaram nada. Sinceramente...

22/02/07, 21:27

 
Anonymous Anónimo said...

Tom:

Uma das saídas para esse problema da Publicidade pode passar pela iniciativa de pessoas como o Tom apresentarem ideias válidas junto da Direcção da Colectividade. Neste caso concreto, dinamizar de forma diferente a publicidade às iniciativas das actividades da SFPLS, entre as quais os Bailes de Carnaval, agora que a Sociedade conta com um salão com mais do dobro de área útil comparativamente ao que teve até ao ano 2000.

Ainda a respeito da publicidade, notei pelo menos este ano algumas evoluções: passou-se para cartazes a cores e estes foram distribuídos de forma mais equilibrada e eficaz que no ano anterior, em especial fora do Samouco.

22/02/07, 22:38

 
Anonymous Anónimo said...

Relacionado com este tópico, aproveito para informar os leitores deste blog que já se encontra online o blog oficial da SFPLS: www.bandadosamouco.blogspot.com é o endereço onde a partir de agora podes deixar as tuas opiniões acerca de assuntos relacionados com a Sociedade do Samouco.

25/02/07, 20:39

 
Anonymous Anónimo said...

Moderador eu sou a favor dos bailes com qualidade não o que existe agora um bando desorganizado onde cada qual tenta gritar mais alto, pois gritar porque o único que tem a mística e que canta bem é o Sr. Manuel Fernandes que é o maior e transmite essa alegria dos velhos tempos.

09/03/07, 23:45

 
Anonymous Anónimo said...

E parece vergonhoso no baile de segunda feira ser o filho de um director a receber o premio da melhor mascara, coisa que nunca deveria acontecer para salvaguardar a isenção do próprio director, e também para não estar tudo em família

09/03/07, 23:49

 
Anonymous Anónimo said...

penso que´só por má fé e desconhecimento da forma como foram escolhidas as melhores mascaras é que alguém pode fazer um comentário destes, ignorando a isenção do proprio júri e pondo em causa a própria seriedade dos mesmos, que só muito tempo após a atribuição do prémio souberam quem era.

10/03/07, 11:44

 
Anonymous Anónimo said...

vergonhoso é durante anos a fio um tal "júri" só ter olhos para as mascaradas que são as mulheres, namoradas e filhas de músicos em palco.
não condeno o trabalho de quem dá o seu melhor em cima do palco mas condeno músicos que abandonam os restantes elementos, como o caso do Sr. Manuel Fernandes no baile de segunda feira deste ano.

10/03/07, 19:06

 
Anonymous Anónimo said...

SRº P:S és muito transparente, e por que será que o SRº Manuel Fernandes abandonou o palco? Por razões talvez obvias o mal é a sociedade ser só de alguns e não de todos os sócios
E quanto ao premio canta-me canções de embalar que eu gosto..

O moderador

11/03/07, 00:28

 
Anonymous Anónimo said...

Sobre a Sociedade do Samouco, tenho as minhas cotas em dia e sou um natural interessado por todas as actividades desenvolvidas nesta colectividade. Este ano, estive no baile de Carnaval de segunda-feira e reparei no abandono das instalações da Sociedade por parte do senhor Manuel Fernandes. Como apreciador do trabalho, esforço e sentido de responsabilidade de todos os elementos do grupo Aguarela, esta atitude desagradou-me. Uma palavra de apreço especial aos elementos que ficaram em palco e que desempenharam uma vez mais de forma exemplar o seu trabalho.

Prezo muito o esforço de todos os elementos dos Aguarela que se esforçam ano após ano para manter teimosamente a ténue chama viva do Carnaval do Samouco. Excelente a decoração do palco deste ano e ainda melhor a ideia a de se repor em projecção de vídeo as fotos de 1980 até aos dias de hoje.

Infelizmente, e depois de ler estes comentários, fico com a sensação de haver pessoas que interferem constantemente no trabalho dos Aguarela, quando não o deveriam fazer.

Quanto aos prémios: quer nas máscaras individuais quer de grupo, existiram sempre premiados com laços próximos de directores e músicos, até porque estes valorizam o espírito carnavalesco e vão para os bailes mascarados. Na minha opinião, 2007 não foi excepção e tudo se confirmou uma vez mais. Se são essas as pessoas que no entender do júri melhor se mascaram, porque não distingui-las? Parece que existe quem queira impor as suas opiniões, não acatando as decisões de quem foi distinguido para tal efeito.

Uma coisa é certa: não se deveriam preocupar com algo de tão simbólico, até porque isso revela de uma forma bastante clara e sede de protagonismo de alguns, despromovendo desta forma o verdadeiro espírito de Carnaval que se deseja e que, apesar de tudo, se vê numa grande parte dos foliões que visitam os bailes de Carnaval da Sociedade.

Apesar de tudo, espero que em 2008 volte uma vez mais a ser possível celebrar o Carnaval na Sociedade do Samouco.

A.P.

11/03/07, 13:15

 
Anonymous Anónimo said...

Fico muito envergonhado ao ver que tanta gente se preocupa com a palha (prémios mal entregues) e não se preocupam com o que de bom se faz nesta casa como por exemplo os bailes de carnaval.

O Sr. Manuel Fernandes se pensam que é o (Rei) estão muito enganados pois ir para cima do palco e cantar não e tudo.
O trabalho que e feito antes dos bailes que é digno de se ver por exemplo: o palco, arranjos músicais, roupas e muito mais também tem de ser feito.
Estão a faltar ao respeito a mais quatro membros do grupo que tal como o Sr. Manuel Fernandes fazem o seu melhor para cantar bem e que não querem o protagonismo para eles pois funcionam como um grupo!
Esse é o problema há muitas pessoas de fora do grupo Aguarela que não têm nada a ver com isso e se metem em assuntos onde para os quais não foram chamados.

Deixem-se de discussões parvas e vamos fazer força que para 2008 existam bailes de carnaval ainda melhores que os de 2007

FORÇA AGUARELA SÃO OS MELHORES ESTOU CONVOSCO...

11/03/07, 18:55

 
Blogger Zézé said...

Caros conterrâneos,
Fico feliz pelo facto de haver quem utilize o nosso Blog para troca de ideias, e quero desde já congratular todos os que nesta discussão têm participado.
No entanto vejo que há aqui uma certa revolta e incompreensão...
Quero deixar claro que este Blog é um meio de divulgação de opiniões, e tem o intuito de pelo menos tentar melhorar alguma coisa e não de as piorar.
Todos os comentários são válidos e isentos de moderação, no entanto comentários que nós (Tony ou Zeze) achemos exagerados e de fonte desconhecida podem
ser eliminados, por serem considerados ofensivo.
Vamos todos fazer com que tenhamos orgulho nesta terra e louvar quem faz e quem fez algo de bom e incentivar para que o futuro seja ainda melhor.

11/03/07, 21:24

 
Anonymous Anónimo said...

para o próximo ano deveriam por um grupo brasileiro em palco com boas bailarinas e boa musica na sociedade actual já não existe lugar para caprichos se a sala estava vazia a que mudar para o próximo ano com aguarela ou com outro grupo que consiga que aquela casa viva a alegria de tempos passados e desde já parece vergonhoso criticar o Manuel Fernandes pois todos os que estão em palco deveriam beber da sua fonte de conhecimento, e para terminar a sociedade é de todos e para todos , parece que ainda não é um condomínio privado

12/03/07, 19:42

 
Anonymous Anónimo said...

ola ola ja vi que as coisas por aqui tao mais ou menos vou falar dos bailes de carnaval que foi isso que me trouxe a este blog,li um comentario que dizia que o sr.manuel fernandes e que tinha vozara cantar nao descordo mas o que descordo completamente pois se ele tive.se um pouco de cabeca via que o que fez no baile de 2feira nao se faz,deixar o grupo "agarrado" onde e que ja se viu?Quanto ao sr.p que falam aqui eu dou-lhe imenso valor visto que se nao fosse ele e o resto do grupo nao havia Aguarela nem bailes de carnaval, e se fossem todos como o sr.manuel fernandes? nao tinha haviado baile de carnaval,para acabar quanto aos retantes que cantaram dou-lhes muito valor pois nao e qualquer um que da a cara para acabar da minha opinao as pessoas que dizem isto e aquilo deviam ter mais juizo e preocuparem-se com as coisas que teem mais importancia nao com estas coisas que e so de ano a ano.

13/03/07, 18:39

 
Anonymous Anónimo said...

Olhai para dentro reflictam pois ninguém tira o valor aos aguarela tem todo o meu respeito, mas para o próximo ano se quiserem ter a sociedade cheia ponham um grupo brasileiro a tocar e depois façam um balanço.

Muitas vezes o barato sai caro, é só e tão só a minha opinião, não escrevo aqui para agradar a ninguém nem para atacar ninguém, o problema é quando não se tem opinião, e somos marionetas de alguém.
Disse.

O moderador

E continuarei sempre a admirar o SRª Manuel Fernandes

13/03/07, 20:47

 
Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar - doa a quem doer, com ou sem baixas - os Aguarela vão continuar a ser a primeira escolha para o Carnaval e outro tipo de iniciativas na Sociedade. Quem quiser ver grupos vindos do Brasil, com bailarinas popozudas de fio dental e calcinha de papel vegetal vindas da Buraca ou da Amadora tem mais Associações dentro e fora do Samouco para puder propor e ver. Mas como quem escreve alguns dos tópicos acima a falar de grupos brasileiros desconhece factos importantes, peço que se informe do que se passou numa outra colectividade no Samouco no Carnaval de 2005, para medirem melhor as barbaridades que escrevem acima. A hipocrisia desta gente é tanta que anseiam em matar o pouco Carnaval que existe. Acomodem-se senhores e senhoras: passem a ir ao Carnaval do Beija-Flor, da Sela, ou de Rio-Frio!
A vontade do povo ter os Aguarela em cima do palco vale muito mais que sedes premeditadas de inveja e protagonismo. A mim dá-me gozo encontrar gente que só vejo de ano a ano por ocasião dos bailes de Carnaval, só possível ao som dos Aguarela. Se meterem outro grupo lá em vez do actual, simplesmente deixamos todos de lá ir e deixo de ter contacto com a única coisa que me faz entrar na Sociedade e continuar a pagar as quotas todos os anos.
Além do mais,quem anseia tanto ver brasileiros e brasileiras em palco no Samouco que espere pelo Domingo das festas - aí vai ter o que quer.

14/03/07, 00:24

 
Anonymous Anónimo said...

Sr Manuel Feernandes a (STAR) gostei muito de ouvir o seu último cd e o dvd ao vivo no Campo Pequeno
O herói do Samouco

14/03/07, 18:35

 
Anonymous Anónimo said...

Os aguarela continuarão a ser a primeira escolha porque quem paga todos os caprichos são os sócios, e para terem a sala vazia nada melhor que os aguarela a continuar assim para o próximo ano podem reduzir a sala a metade que mesmo assim não conseguem encher a sala, e quanto ao Carnaval no beija -flor , rio frio , e sela pelos vistos os bailes de sábado davam para encher todos os restantes dias na sociedade, creio que estaremos perante um fenómeno nacional os aguarela ou ( borradela)

14/03/07, 19:26

 
Anonymous Anónimo said...

Eu não diria borradela mas sim uma aguarela descolorida pois o intuito não é ofender ninguém e borradela parece muito forte


O Moderador

14/03/07, 20:00

 
Anonymous Anónimo said...

Há pessoas que teimam em se esquecer que a sala actual da sociedade é muito maior que a antiga e que os resultados de bilheteira e bar de 2007 não foram nada fracos como querem fazer acreditar: houve mesmo muita gente a optar por vir aos bailes da Sociedade e para quem não está convencido posso prová-lo com meia dúzia de fotos;
Há pessoas que teimam em não dar valor ao trabalho de muitos que, meses antes dos eventos, perdem horas a fio a tratar de todos os pormenores para que na hora da verdade nada falhe;
Há pessoas que vão dizendo ter ideias para formar isto e aquilo e na hora H desaparecem, escondendo-se entre outras formas, na hipocrisia de pseudo-moderadores (que nem se autenticarem como tal sabem num blog) num blog criado por 2 pessoas que muito prezo - esses sim verdadeiros Samouqueiros, de ideias arrumadas, críticos da Vila onde moram mas de maneira construtiva, e por isso com acrescentado valor.
Mas que seria do Samouco sem essas pessoas? Elas fazem falta! O que vale é que os cães/cadelas ladram e a caravana passa...
Carnaval 2008 com Aguarela? Concerteza! Eu vou lá estar para me divertir à grande! Mas até lá muito se há-de passar no Samouco: na Sociedade e fora dela!
Segurem-se que o Samouco não pára!
Au revoir!

15/03/07, 00:49

 
Anonymous Anónimo said...

Sou uma espectadora assidua dos bailes de carnvaval no Samouco nos últimos dois anos desde que me mudei para esta margem, vejo que não existem muitas destas iniciativas.
Tive conhecimento destes bailes através da publicidade afixada nas redondezas (já que moro no montijo), e neste ano tive o prazer de voltar aos bailes.
Quanto aos comentarios pelo meu desconhecimento dos espectaculos realizados nos anos anteriores não posso comparar ou se quer opinar sobre tal, no entanto valorizo muito este tipo de iniciativas ditas "amadoras" pelo facto de pretenderem criar actividades na terra.
Quanto ao grupo "Aguarela" surpreenderam-me pela positiva pelos arranjos, quer a nível de iluminação e som, como na decoraçao do palco que além de bom gosto revelava profissionalismo.
Não termino sem antes desvalorizar todos os comentários que em primeiro lugar são feitos em anónimo, sem a consideração de quem critica ou quem defende, se assumir perante as outras pessoas, em segundo desvalorizo o protagonismo que se pretende criar em volta de pessoas pela qualidade da voz, penso que o mais importante será mostrarem o trabalho de grupo no qual se envolvem para permitir a realizção do espetaculo, em terceiro, penso que independentemente do local onde foram feitos os bailes estarem com pouca assitencia apenas revella a modernização dos tempos de hoje e a alta concorrencia pelas discotecas, o que não quer dizer que o grupo deva desistir, apenas melhorar e tornar-se mais chamativo.Em quarto lugar, penso que as criticas deviam ser construtivas, é para isso mesmo que servem e não devem ser escritas de forma insensivel ou mesmo tentando rebaixar e tirar mérito do grupo.Por último e espero que esta opinião seja construtiva penso que o grupo esteve um pouco desorganizado durante o primeiro dia de bailes (sábado) pelo tempo que demoraram entre terminar uma música e começar uma nova.
De qualquer maneira desejo a continuação de bom trabalho e penso que acima de tudo devem permanecer unidos e continuar a lutar por manter as vossas velhas tradiçoes
Com os melhores cumprimentos
Irene

15/03/07, 17:56

 
Anonymous Anónimo said...

sinceramente meus senhores...axo que alguns comentarios de certas pessoas que se dizem entendidas no assunto Aguarela deviam de ser mais realistas.os que foram aos bailes aperceberam-se das muitas falhas de organização e de qualidade por parte do conjunto quando esta em palco,mas vendo bem é por uma boa causa.quem corre por gosto não cansa, e a sociedade merece todo o apoio possivel.no entanto os comentarios do sr A.P., (axo que o A.P. deve de ser as iniciais de Armado em Parvo)revelam também alguma falta de humildade e isenção.

X.E.
(Xico Esperto)

16/03/07, 00:45

 
Anonymous Anónimo said...

Sou uma espectadora assídua dos bailes do Samouco e digo mais enquanto estes se realizarem não os troco por qualquer discoteca ou baile.
Escrevo, porque nem sempre podemos estar de acordo com tudo o que lemos.
Deste modo venho informar que os Aguarela são um conjunto muito querido pela população do Samouco, que como informada que é sabe que os seus músicos não são profissionais e por isso têm falhas, como todos nós.
Tive oportunidade de assistir a outra iniciativas realizadas na Sociedade, sem a sua presença e acreditem que o resultado não é o mesmo. Digo isto porque tive o privilégio de estar presente nas duas passagens do ano, realizadas na sociedade e a deste ano apresentou-se bem mais fraca. Não estou com isto a dizer, que tal facto se dev aos aguarela não estarem presentes, mas o que posso afirmar é que ouvi muito boa gente a dizer que era estranho eles não estarem lá.
Todavia vamos ter brevemente algo que deve agradar aos Anti-Aguarela. Falo do baile da pinha que se irá realizar dia 31 de Março e será abrilhantado por outro conjunto musical. Lá estarei para ver e contar como correu.
Não posso terminar sem lembrar uns e informar outros, acerca do desfecho do baile de Segunda-feira. Este terminou pois infelizmente, tivemos a visita da GNR. Ou seja foram obrigados a terminá-lo e segundo me lembro todos os que se encontravam na sala, vieram para a entrada cantar e não satisfeitos, fizeram uma mini actuação na rua, entoando as músicas cantadas pelos Aguarela.
Despeço-me com as seguintes perguntas: ISTO NÃO SERÁ GOSTAR? ; DEVEREMOS DEIXAR QUE ESTE ESPIRITO MORRA?

17/03/07, 20:52

 
Anonymous Anónimo said...

Antigamente a sala era pequena de mais tinha que se acrescentar um toldo para a rua, agora o problema e que a sala e muito grande, talvez deveriam parar para pensar onde esta o problema?
Falta aos bailes a alegria de outros tempos o seu cantor predilecto e carismático Manuel Fernandes que transmite a alegria que todos nós sabemos como era antigamente, ai que velhos tempos.
Foi uma pena que aqueles que o atacam aqui não tivessem coragem para o enfrentar e só falem por traz aquilo que querem, iludindo aqueles que não sabem da historia com mentiras.

O moderador

18/03/07, 22:04

 
Anonymous Anónimo said...

para os que não sabem o problema não está no Sr Manel Fernandes mas sim nas pessoas que directamente o manipulam e lhe enchem a cabeça com destaque para o moderador HCM - Hiper Centro do Móvel

18/03/07, 23:59

 
Anonymous Anónimo said...

ahahahahahahahahahaha


O moderador

19/03/07, 12:59

 
Anonymous Anónimo said...

Curta é a memória dos homens...
Quando o grupinho abandonou a sfpls
para usufruir de uma mesa de mistura melhor.Ficou a sociedade ás moscas e quem deu a cara? quem realmente amou sempre esta casa,sem interesses nem protagonismos tal e qual estes directores actuais gente séria e honesta que muito dão ´á vila do Samouco a eles a minha homenagem

06/10/07, 14:40

 

Enviar um comentário

<< Home