Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

terça-feira, julho 08, 2008

Festas do Samouco 2008











.
Eis que estão a chegar mais umas Festas Populares do Samouco, é já sexta-feira dia 12, e este ano segundo me pareceu, com opiniões bem diferentes e distantes, já se sente no ar muita agitação, mas também já senti e “ouvi” muito opiniões bastante depreciativas por parte de alguma população.
Sem qualquer filosofia barata o que me proponho aqui descrever são as palavras por mim ouvidas aos elementos da Comissão de Festas: - este ano houve mais pessoas a contribuir mas deram menos, ou seja, quem no ano passado deu 20€ este ano só pode dar 10€ (evidentes sinais da crise que “quase” todos passamos!), houve um aumento significativo de tudo o que obrigatoriamente tem de compor os festejos, principalmente as largadas que ficam muito acima das possibilidades, além disso houve um desejo de não realizar pelo menos a largada de domingo, mas depois de fazerem um pequena escuta popular, todas as opiniões foram contrárias. Enfim...
Para mim, não me importa quem são os artistas, não me importam que sejam 7 ou 4 ou 9 largadas, não me importa que sejam apenas mais umas festas numa vila pouco significante... o que realmente me importa é que HAJA FESTAS, que exista uma comissão composta por elementos que abnegam das suas vidas privadas em prol da comunidade! Um claro exemplo de cidadania! Penso eu de que......
Para mim é sobretudo uma oportunidade de conviver com os amigos, de fomentar amizade! De por de parte por momentos os problemas do dia-a-dia e desfrutar (dizer muitas bacoradas também faz parte).

Acredito que este post é pouco mais que simples palavras mas aqui deixo o meu muito Obrigado à comissão de Festas do Samouco e a todos os que de alguma forma a coadjuvaram.

Pensamento de final de Post:
Um Homem estava a colocar flores no túmulo de um parente, quando viu um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele vira-se para o chinês e pergunta: - Desculpe, mas o senhor acha mesmo que defunto vai comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, quando o seu vier cheirar as flores.
Respeitar as opções dos outros é uma das maiores virtudes do ser humano. As pessoas são diferentes, agem e pensam de formas diferentes. Não julgue. Tente apenas compreender…




The End is Near...

43 Comments:

Blogger vIRC said...

Bom Post :)

E venham lá essas festas, a ramboia, a imperial, a sangria...as largadas e que não faltem cá as gajas boas de sempre :)

O ponto alto da festa...é no Bebes

09/07/08, 08:46

 
Anonymous Anónimo said...

LOL o Bebes já não existe!...
aí está: VIRC ao melhor nível...

10/07/08, 06:10

 
Blogger vIRC said...

anónimo...nao existe desde a tarde de ontem. Como o post foi de ontem de manhã, ainda existia :) ehehehe

10/07/08, 20:08

 
Anonymous Anónimo said...

Sou assíduo leitor de T/z, e noutro comentário abaixo, o dito jornalista BB, fala em festivais virc cervejeiros, pelos vistos tem uma certa razão, porque o virc em vez de salutar as festas do Samouco invoca sempre a bebida em primeiro lugar, enfim deve ser daqueles que anda com a "bezana todos os dias"

11/07/08, 21:21

 
Anonymous Anónimo said...

Não posso deixar de concordar com o essencial do vosso pertinente post. A verdade é que a maioria das pessoas, que nunca esteve envolvida em organizações de qualquer tipo de eventos, não tem a mínima noção do intenso trabalho e elevados níveis de stress que implicam por em marcha projectos como este, de organizar Festas Populares. Bem sabemos que é impossível agradar a Gregos e Troianos, mas é indesmentível que todas estas pessoas que abraçam a tarefa de organizar as Festas merecem todo o nosso respeito e admiração, há que sensibilizar toda a população, em especial os mais críticos para o seguinte: há prejuizos da vida pessoal, há cansaço, stress, muitos obstáculos a ultrapassar, a natural ansiedade e desejo para que tudo corra bem, e a necessidade de saber gerir, no momento, qualquer problema que se coloque. Há abnegação, entrega, união e espirito de sacrifício em prol de um objectivo comum, e como são valores em desuso, devem ser preservados, incentivados e não criticados, sob pena de um belo dia de Verão, os críticos acordarem e já ser tarde, porque ninguém se sente motivado se não sentir o apoio e incentivo para tanto. Por isso o meu obrigado à Associação de Festas Populares do Samouco!

12/07/08, 16:37

 
Blogger Aeroporto de Alcochete said...

Excelente trabalho,
continuem...

Vou já, com a vossa autorização, estabelecer um link no blog.

Cumprimentos

13/07/08, 18:39

 
Blogger vIRC said...

super bock...estiveste lá? não te vi

15/07/08, 16:50

 
Anonymous Anónimo said...

Concordo em certas intervenções citadas pela Dr Isabel Almeida, por quem tenho o maior respeito, não vou citar todas para não ferir ninguém, mas Drª se as festas do Samouco acabassem não era a 1ª coisa que acabou no Samouco e ninguém morreu por isso, tudo tem principio meio e fim.
Enfim, posso dizer bem ou mal de tudo aquilo que em minha opinião merece tratamento e respeito a outras opiniões, só esta não me acalma a irritalção e qualquer pessoa pasma para esta situação que merece que a olhemos de frente.
Talvés muitos Samouqueiros que gostam muito das festas e mais de copos imperiais, minis, sangria largadas de toiros etc etc ainda nãs se tenham apercebido que as festas ditas em nome da N S DO CARMO terminam no dia 15 de Julho dia de S BOAVENTURA porque o dia de N S DO CARMO é no dia 16 de Julho, já as festas terminaram. Só por um único diazinho a Santa fica de fora.
Esta é de bradar aos céus mas no Samouco também já existe o sirio dos atrasados.

15/07/08, 18:39

 
Blogger vIRC said...

Visto isso...se calhar é melhor que as festas tenham mais dias :)

17/07/08, 21:28

 
Anonymous Anónimo said...

Permitam que apenas relembra ao anónimoa cima que as Festas são "FESTAS POPULARES DO SAMOUCO" dedicadas à Nossa Sanhora do Carmo mas o Padroeiro da nossa terra é o S.BRÀS e que o coitado do Santo nem teve o direito a passear pelas ruas do Samouco em Fevereiro porque coicidiu com o Carnaval. Decididamente este não é o ano dos Santos desta terra. Ainda bem que eu me considero um diabo!

17/07/08, 23:12

 
Anonymous Anónimo said...

Aproveito este espaço onde se fala das Festas para pedir à Comissão que enterceda junto da Junta de Freguesia para que sejam lavadas as nossas ruas onde houve muito movimento, cerveja e vomito. Estão uma nogeira!

17/07/08, 23:19

 
Anonymous Anónimo said...

Obrigado a todos pelos comments deixados em especial à Isabel A e ao Aerolisboa, obvio q pode estabelecer um link. Ultimo anonimo tb foi mui pertinente!! não!?

18/07/08, 23:41

 
Anonymous Anónimo said...

HOLÁ QUE TAL?
TE FELECITO
ME GUSTA MUCHO ESTE BLOG.
SE QUIERES PUEDES CONTAR COMIGO
TU LO MERECES
GRACIAS, HASTA LA VISTA

19/07/08, 22:04

 
Anonymous Anónimo said...

estive em cada café, em cada bar, em cada esquina...e tu tb estives-te lá só que a bebedeira era tanta que para ti beberes super-bock ou sagres ou cristal é a mesma coisa, ó vidrinhos...

20/07/08, 15:23

 
Anonymous Anónimo said...

anónimo disse: "(...)ainda nãs se tenham apercebido que as festas ditas em nome da N S DO CARMO terminam no dia 15 de Julho dia de S BOAVENTURA porque o dia de N S DO CARMO é no dia 16 de Julho, já as festas terminaram. Só por um único diazinho a Santa fica de fora."


Pois é bem verdade, e julgo que foi por isso que o Grupo Coral desta nossa terra foi actuar à Igreja, por autorecreação, de modo a homenagear de certo modo este grande dia. O grupo coral cheio de criticas se apresentou e cheio de criticas cantou, mas no final as opiniões foram hunanimes! O coro actuou convenientemente e parecem estar à altura de levar o nosso desta terra mais longe. Bem haja o Cora da Sociedade pela iniciativa e pelo trabalho realizado.

20/07/08, 19:40

 
Anonymous Anónimo said...

Dizem os antigos que dar parabens adiantados dá azar. Afinal foi o que aconteceu nestas festas em que foi dado o nome de N S Carmo. Perdoem a minha ignorância mas onde está a devoção do povo e de alguns elementos das festas ? Alguma coisa falhou.
Não quero deixar também de agradecer de maneira muito especial ao Coro da S F P L Samouquense o belo exemplo demonstrado no dia de N S Carmo , assim não deixaram passar o dia em claro .
Deixem falar bem ou mal mas por favor continuem.
Os caes ladram e a caravana passa.

21/07/08, 21:35

 
Anonymous Anónimo said...

tony: o que é isso do end is near no final do post? é das festas? não percebo...

22/07/08, 12:15

 
Anonymous Anónimo said...

HASTA LA VISTA tb para ti!
bom comment para os 2 penultimos anonimos
ultimo anonimo, um visitante atento e pertinete, em breve saberás!

24/07/08, 21:59

 
Anonymous Anónimo said...

Agosto o mês de férias por excelência para a maioria dos Portugueses gozarem o seu periodo de descanso em familia para carregar baterias para o resto do ano e o que se avisinha e penso que vocês T/Z nâo fogem à regra.
Pelo HASTA LA VISTA depreendi que em Agosto não há nada pra ninguém , mas é por uma boa causa, as criancinhas também precisam de tempo para estar com os papás.
Por incrivél que pareça este ano também vou de férias até ao Alentejo e Algarve, pode ser que com um pouquinho de sorte nos encontremos, qui çá.
Da minha parte que tenham umas merecidas férias porque ainda são dos poucos que querem trabalhar.
Espero que voltem com mais força para nos puder aturar.
HASTA LA VISTA.

25/07/08, 21:34

 
Anonymous Anónimo said...

isso de ser no dia 16 e fazer a festa até dia 15 para mim tem muita pouca importancia assim como a santa padroeira ser a Nossa Senhora do Carmo e não ser São Brás isso tb não percebo mas ai seria pior pois teriamos de fazer festas a 3 de fevereiro ou porke não em honra de Nossa Senhora da Conceição de Matos mas ai seria a 8 de dezembro se nevasse fazia-se ska ski

27/07/08, 00:36

 
Anonymous Anónimo said...

Consta pelas ruas da nossa pacata (pacata?) Vila que o fim está mesmo próximo. É de salientar que este blog tem certa e determinada importância nas nossas actividades e na nossa vida social.

Ponderai bem e decerto que chegareis a uma conclusão de que com mais ou menos tempo ou com mais ou menos ajuda as coisas sempre chegarão a bom porto!

Continuação de bom trabalho!

27/07/08, 01:45

 
Blogger vIRC said...

O Samouco ta com fim a vista? Entao e depois vamos morar para onde?

Ou dizes tudo ou não dizes nada...

27/07/08, 19:25

 
Anonymous Anónimo said...

Talvés se o anónimo que alerta no POST BAILE DE VERÃO, o caso de um morador do Samouco que enfeita a sua portinha com dois potes com flores, o mesmo assunto fosse divulgado aqui era capaz de se
enquadrar melhor.
Pois é, eu simplesmente cai de pàra-quedas aqui no Samouco, mas quase já fiz um torcicolo a olhar para os ditos potes de flores que o anónimo cita.
Primeiramente quero agradecer a expontaneidade do anónimo ao referir um assunto que a todos diz respeito, principalmente a quem tem que por ali passar todos os dias e ter que se desviar dos ditos potes de flores que estão no passeio para não tropeçar e cair.
E se fôr de noite?Se alguém cair e se magoar de quem é a culpa?.
Se isto cair em graça e se todos nós começar-mos a pôr vazos nos passeos isto vai virar bagunça, e ainda por cima acimentados no chão para não serem roubados como fez o dito Sr.
Abraços

27/07/08, 21:37

 
Anonymous Anónimo said...

Respondendo ao somento eu !!! eu diria que depois da tua apreciação cheguei a uma brilhante conclusão:
Como datas para ti não tem grande importância
E se o dia 5 de Outubtro fosse a 4 E se o 25 de Abril fosse a 24
E se o Natal em vez de ser a 25 fosse a 24
E o dia de Ano Novo a 31 DEZ, ETC ETC ETC .
Para ti já vi que datas não importa.
Só espero que não faças os teus anos na vespera OK.

27/07/08, 22:15

 
Anonymous Anónimo said...

E se fosses à Festa do Avante no dia 8 como datas não te diz nada a mesma JA ERA, somente tu !!!tinhas que ser inventado.

28/07/08, 11:11

 
Anonymous Anónimo said...

Festa do Avante! que Festa é esta?

31/07/08, 00:47

 
Anonymous Anónimo said...

para bom entendedor meia palavra basta.

Interprete os sinais que existem (!!the end is near!! por exemplo)e depois enquadre no meu ultimo post.
SALUD!

31/07/08, 11:25

 
Anonymous Anónimo said...

FESTA DO AVANTE CAMARADA

A política internacional do PCP é dominada, para quem é comuna e não sabe, por Albano Nunes, Miguel Rodrigues e Ângelo Martins que difundem no Avante uma suposta revolução guerrilheira na Colômbia, que nada tem a ver, hoje, com os ideais limpos de Che Guevara, Fidel Castro, Saramago, Almeirim, e outros "grandes" comunas mundiais...A votação do PCP, na Assembleia da República só pôde resultar de um centralismo cego, parvo e estúpido.Para quem não sabe, existe sempre um representante das Farc, na festa do Avante, vindo da Colômbia e pago pelo PCP.
Abram esses olhos mulas,em vez de criticar as Festas do Samouco...

31/07/08, 18:32

 
Anonymous Anónimo said...

A escrever dessa maneira o amigo Raimundo COELHO ainda acaba mas é dentro da panela guizadinho com ervilhas.Não sou do PCP nem tenho ideia de o ser mas...por acaso acho muito grosseira a sua maneira de comentar. Ainda se recorda da celebre fraze "respeita se queres ser respeitado!" Segundo me parece os comentários deveriam referir as Festas e não Politica... se bem que actualmente ambas andam ligadas mas também há quem já diga que andan ligadas por um fio!

01/08/08, 02:41

 
Anonymous Anónimo said...

Curiosos todos os comentários que aqui li, contudo aquilo que aqui não li foram ideias e opiniões válidas sobre como melhorar as festas da nossa Vila, pois o trabalho que as pessoas que constituem a associação de festas, pode-se dizer que efectuam um bom trabalho, é verdade que não se pode agradar a todos, mas o esforço que eles fazem com o pouco que lhes dão, já é muito bom.
Para finalizar gostava de deixar apenas aqui uma nota, a CMA atribuiu para a realização das Festas Populares do Samouco 14000€ e atribuiu para as Festas do Barrete Verde 45000€, agoram deixo aqui um desafio confrontem os dois programas de festas ( artistas ) e depois comentem.

01/08/08, 14:02

 
Anonymous Anónimo said...

alguém quer dizer o que lhe vai na alma sobre as ligações promiscuas entre festas do samouco, actual comissão, noites de verão e poder local?

01/08/08, 16:20

 
Anonymous Anónimo said...

Para o Raimundo Coelho, que não é o seu nome verdadeiro , mas sim um anónimo como muitos que aqui escrevem, deve estar a ver-se ao espelho, quando ataca de MULAS todos os leitores deste Posts das Festas do Samouco.
Para mim você não deixa de ser uma mula mas sem cabeça.
Primeiro olhe em seu redor e não querendo ferir os seus, quantas MULAS existem perto de si?
Para falar assim deve estar habituado a lidar com muitas delas.

01/08/08, 21:54

 
Anonymous Anónimo said...

Depois de tantos dias sem ler nada no v blog,e só de pensar que o mesmo tinha acabado, o meu dia saiu do stress para a tranquilidade ao ver e ler que ainda nao foi desta.
Se houvesse as 7 maravilhas do SAMOUCO como existem no MUNDO, eu ia candidatá-los a uma.
Parabéns, pelo esforço que fazem .
É preciso talento e sabedoria para aturar certos comentários.
Deve ser dificil mas as vezes compensa.
Continuem , estou sempre com vocês.
OBRIGADO.

01/08/08, 22:44

 
Blogger vIRC said...

O futuro tá breve :)

02/08/08, 01:29

 
Anonymous Anónimo said...

MUITO Embora, segundo a minha opinião, o fighter seja alguém muito ligado às Festas e como Alcochetano refiro o seguinte: As Festas do Samouco, são Festas Populares sem ter qualquer tema. As Festas do Barrete Verde e das Salinas além de não serem feitas por uma Comissão mas sim por uma Associação tem desde há muito uma tradição toda ele ligada ao toiro. Não é portanto uma Festa de grandes artistas porque para nós os Artistas são os Toiros os Cavalos e a confraternização do povo.Não sei se me vou fazer entender mas gostaria que reflecti-se... Os pais costumam por uma questão de primcipio das mais dinheiro aos filhos mais velhos e com maior responsabilidade do que aos filhos mais novos...

02/08/08, 04:04

 
Anonymous Anónimo said...

Sr.Anónimo, eu sou pelas festas e pela milha Vila do Samouco, de onde tenho orgulho de morar desde que nasci, relativamente aos seus pontos de vista por forma a comparar as festas, desculpe lá mas há algo que eu não percebo, segundo sei os subsidios atribuidos pela CMA refrem-se á organização das festas ( arraial, artistas ) e não há organização de corridas de toiros, uma vez para esse efeito já existem os empresários, relativamente á confraternização ela existe quer em alcochete quer no Samouco, e para finalizar consulte um pouco a história, leia um pouco, porque se calhar os filhos mais velhos não o são.

03/08/08, 12:43

 
Anonymous Anónimo said...

Bom pelos vistos não me fiz entender mas tudo bem em relação ás outras datas referenciadas todas elas são feriados nacionais excepto a do meu aniversário essa é feriado só para mim no entanto é facil dizer k está mal mas fazer bem isso não é para todos já agora gostava de ver kual a vossa ideia para por as festas no feriado da santa pois caso não saibam não é a 1ª vez nem será a ultima k as festas não englobam o feriado

03/08/08, 17:10

 
Anonymous Anónimo said...

O anónimo Alcochetano disse e bem A tradição é o toiro e não é preciso haver a Festa do Barrete Verde e das Salinas para existirem toiros. Os artistas Portugueses em Alcochete estão a ser ultrapassados por toiros e cavalos.

Alcochete festa de toiros
Os artistas interresam pouco
Por isso vieram menos euros
Para as festas do Samouco

O Alcochetano disse bem
Cavalos e bois com fartuta
Samouco tem poucos bois
Anda sempre na pendura

Sr Presidente da Camara
Não brinque cá com a malta
Para e pense um pouquinho
Que o Samouco também lhe faz falta

E na sua mentalidade essa dos filhos mais velhos levarem mais dinheiro está muita boa, só de um Alcochetano.

04/08/08, 22:28

 
Anonymous Anónimo said...

Convido o Sr.(a) anónimo
Que de certo é Samouqueiro
A almoçar em minha casa
Caldeirada à Fragateiro

Nesse dia eu vou mostrar-lhe
O que é uma Festa a sério
Nada tem a ver com a sua
que parece um cemitério

E quanto ao filho mais velho
Dou-lhe dar a explicação
Tenho um com 10 que quer "PSP"
E um de 20 que quer um carrão

Se me quizer conhecer...
Para bebermos um copinho
Amanhâ às 23 horas
Vou estar junto ao Pelourinho

Para me identificar
Levo na mão um copinho
e o anónimo pode levar
uma garrafa de vinho...


(vinhaça boa so Samouco,não se esqueça)

Alcochetano (em festa)

09/08/08, 00:59

 
Anonymous Anónimo said...

Não preciso de convites
Pra comer Caldeirada à Fragateiro Gosto mais de camarão
E sou 100% SAMOUQUEIRO

Não fale em cemitério
Que lhe pode dar azar
E mesmo nas suas festas
Até pode ir lá parar

Os seus filhos são bué diferentes E o pai julga-se alguém
É melhor ir confirmar
Se são filhos da mesma mãe

Conhecer um Alcochetano
Para mim é-me indiferente
Gosto mais de um cão vadio
Que é melhor que essa gente

E para o ver com a bezana
E desejar-lhe as melhoras
Já agora vou lá estar
De duas em duas horas

E para me conheceres
No Pelourinho , não essa é boa
Antes quero ir ao pontão
Onde o MENINO vai pra Lisboa.

09/08/08, 22:35

 
Anonymous Anónimo said...

TONY...ZEZE...alimentar este tipo de situações é deitar gasolina no incêndio.
TODO O NOSSO CONCELHO É LINDO!...

10/08/08, 19:14

 
Anonymous Anónimo said...

e agora?
sou samouqueiro e gosto das minhas festas...
sou samouqueiro nascido em alcochete e com orgulho...
sou samouqueiro e vou às festas do barrete verde pois sinto-me bem por alcochete...
e agora?

11/08/08, 04:50

 
Anonymous Anónimo said...

E agora?
Deves conhecer-me muito bem, quase todos os dias falo contigo e não sabia que eras tu, Samouqueiro nascido em Alcochete
E agora?

18/08/08, 22:45

 

Enviar um comentário

<< Home