Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

segunda-feira, dezembro 10, 2007

A Vila e O Grupo Coral

Como começa a ser da praxe os meus comentários invariavelmente atrasados sobre datas ou algo que se comemorou aqui pelas bandas do Samouco, mas ainda assim venho hoje falar-vos do 3 aniversário da elevação à categoria de vila o Samouco e da apresentação do Grupo Coral da S.F.P.L Samouquense.
Foi ontem dia 9 Dezembro que se comemorou o 3 aniversário da passagem do Samouco à categoria de Vila, foi dia de discursos, “ferrinhos” e bolos, ESPECTACULO!!!! E aqui na Tony.Zeze SA à imagem do ano transacto gostamos sempre de salientar este facto.
Para meu infortúnio foi de todo impossível fazer-me deslocar para a Sede da Sociedade afim de assistir as comemorações e vocês sabem como eu gosto de uma bela fatia de bolo de aniversário ou de como eu anseio por ouvir o nosso edil discursar... Mas quem foi, viu o nosso PJF (Presidente da Junta de Freguesia) Almeirim a dar início á sessão com um daqueles discursos a combinar a historia emancipadora e os valores sociais da Freguesia, mas naturalmente um discurso numa linha marcadamente politica (esperto!!). O Presidente da CMA Luís Franco também discursou e falou essencialmente sobre o que legitimou a promoção do Samouco a Vila.
Houve ainda tempo para o corte do belo Bolo de Aniversário e uma agradável actuação do grupo de Metais “Quinteto Lusitano”.
Pessoalmente acho que o Samouco ganhou duas coisas com a elevação a tão estimada categoria, uma foi o nome, evidentemente, “Vila do Samouco” é bonito, repitam no aconchego das vossas casas, vá lá, vão ver que depois se sentem muito melhor, vá todos: - “Vila do Samouco”... q bonito... A outra aposta ganha e bem, foi uma placa nos limites da Freguesia com a seguinte inscrição = “Vila do Samouco”. ESPECTACULO!!!! Assim todos os visitantes por mais distraídos que sejam saberão à chegada que entram na Vila do Samouco, há pois é!!!!
Eu também devo pouco à inteligência, mas “raios ma parta” se vejo de momento mais alguma vantagem...

Ontem também foi, finalmente e ao fim de alguns meses de trabalho de bastidores, foi a apresentação oficial do Grupo de Coral da S.F.P.L.Samouquense, 32 elementos, 10 masculinos e restantes femininos, apadrinhados pelo Coro Luísa Tody, este já com muitos anos de existência, e brilhantemente dirigidos pela Maestrina (gosto deste nome, soa-me a “je ne sais quoi”) Gisela, ao que soube uma senhora mui ocupada mas que ainda assim conseguiu arranjar espaço na sua preenchida agenda para mais este desafio, e mais porque nenhum dos elementos do coro possuía formação musical. Mas era ambição à muito aguardada não só por alguns conterrâneos mas também por associados da S.F.P.L.S com especial destaque na pessoa do seu Presidente o Sr. Ferreira Teixeira. O reportório foi muito diverso mas essencialmente musicas com letras em língua estrangeira, facto que alguns populares contestaram, pois gostavam de ter ouvido apenas em português, mas soube através de um elemento do Coro que esse fato se deveu a razões de ordem técnica, não só pela falta (ainda!) de experiência do coro sendo que muitas delas, das musicas com letra em português, foram postas de parte mas também por uma questão de opção em detrimento da musicalidade e harmoniosamente do coro.
Lanço ainda um repto, sei que o coro precisa de mais vozes masculinas, eu não posso porque as minhas capacidades para cantar são apenas uns agudos insuportáveis e umas letras vomitadas ao som dos rammstein e afins... mas to seriamente a pensar inscrever o Zeze, porque vocês não sabem mas a alcunha dele quando era petiz era “Zeze – O pequeno Rouxinol”.
Enfim, mais um dia no Samouco com um saldo cultural francamente positivo, servindo este facto para alguma politiquice afim de amaciar as criticas e dar credibilidade politica... o de sempre!!
Au revoir

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os discursos, são cada vez mais do mesmo, e tentam ludibriar com a palavra "Vila", É atirar areia para os olhos do povo, mas... enfim VILA do SAMOUCO soa muito bem e é uma maneira de camuflar trabalho não feito.
O Coro foi uma optima iniciativa, mas cantarem em inglês por motivos de ordem técnica?!?!? não percebo?!?! mas talvez o objectivo seja esse mesmo ninguem perceber o que se canta heheheh, quiça para o ano não temos um reportório na lingua de Camões e quem sabem até com temas Carnavalescos adaptados ao Estilo Coral....

Como Vila já merecemos isso hehehehe

11/12/07, 23:20

 
Anonymous Anónimo said...

eu gosto do nome o k não gosto é da atitude dos moradores e eu tb sou e passo a citar o porkê é vergonhoso o k se faz com os carros na vila os passeios ocupados o exemplo ainda pior é na escola primária á hora da saida (18h15m)é ver carros em sentido proibido pessoas nakele passeio grande a terem de parar porke alguns condutores decidem atravessar de lés a lés como se fossem na estrada bem uma dose de cenas parvas a juntar a isto temos tb os aceleras samouqueiros em k é preciso 1000 olhos nos cruzamentos pois nunca se sabe quando lá vem 1 mas pronto tudo bem eu é k sou eskesito porke ser vila é poder andar a passear o seu lulu para ele poder cagar em frente á porta de outro e são muitas as pessoas k o fazem só para finalizar os sacos do lixo se ficarem dentro dos contentores e estes fexados não faria mais sentido !? parabens para todos os samouqueiros e respeitem a terra

14/12/07, 00:43

 
Anonymous Anónimo said...

Quer-se o Virc bem guardado
para uso pessoal
nestas coisas afinal
deve ser-se recatado
demais, quem seja versado
nos tiques do meu engenho
das prosódias que me amanho
já sabia de cor
que eu faria bem melhor
de um Virc...que caso estranho

Jholmes - o poeta da Vila

16/12/07, 12:05

 
Anonymous Anónimo said...

An admirer, gracias pelo comment, ñ percebes os motivos de ordem tecnica? eu também não!
Somente eu, muito bom o seu comment, o assunto da escola é para um proximo post, eu proprio ja vi in loco a referida situiação

Ainda estou para perceber qual o problm do jholmes com o virc!! enfim...

02/01/08, 22:50

 

Enviar um comentário

<< Home