Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

sexta-feira, novembro 09, 2007

O São Martinho na Freguesia!

O Outono vai chegando, as folhas começam a cair e o tempo a refrescar, é altura das apregoadas “quentes e boas”, consideradas como uma guloseima de época, antes as castanhas substituíam o pão, cozidas ou assadas sempre foram um alimento muito popular. Coincide também nesta altura e sabe-se lá porque com o São Martinho, esse ‘pilantra romano’ que tinha a mania de andar aos golpes de espadas por tudo quanto era roupa, mas que era deveras generoso, é o que dizem!!!!! Pois eu nunca vim. Dizem também que o verão de São Martinho são apenas 3 dias, mas com as temperaturas actuais, será antes Inverno em 3 dias! Ainda não consegui tirar o cheiro a bafio das minhas belas casacas! Enfim…
Eu também vou comemorar os São Martinho, e em jeito de confidência, eu já fui muito feliz no São Martinho HE! HE! HE! HE! Espero comer a minha dose de castanhas, qual alarve, e tragar muita Água-pé (caseira de preferência, estou só a espera do convite de todos os anos).
Mais a sério e em prol do serviço público, a Câmara Municipal de Alcochete também vai comemorar com as três freguesias e em diversas actividades. Uma delas foi a iniciativa do Gabinete de Acção Social da CMA e com o apoio das Juntas de Freguesia locais, realizaram-se varias festas pelo concelho: no Passil (sede do Rancho), na Fonte da Senhora (sede do Grupo Desportivo) e em São Francisco (Largo da Sociedade), no Largo São João, em Alcochete, e na Rua Dr. Justino de Carvalho, no Samouco. A CMA forneceu as castanhas, a batata-doce, o vinho, o carvão e o sal. A confecção dos géneros ficou a cargo das colectividades envolvidas.
(Obs: Algumas partes deste ultimo paragrafo foram copiadas com autorização, esperemos)
No Domingo, dia 11, a partir das 15 horas, a efeméride será também assinalada, no nosso Samouco, sito na Praça José Coelho, com actuação de Nélio Pinto. As comemorações, segundo apurei, foram não só uma iniciativa da Câmara Municipal, mas também Junta de Freguesia do Samouco, da Associação das Festas Populares e da Associação de Reformados e Pensionistas do Samouco
Aproveito para enviar um grande bem-haja a todos por estas iniciativas, que são sempre de salutar.

PS: Hoje prometi a mim mesmo que não ia dizer mal de nada nem de ninguém, mas esta difícil, tão difícil…
Au revoir.

Etiquetas: ,

7 Comments:

Blogger vIRC said...

Viva o S. Martinho, e a água pé!!!

Aqui para estes lados água pé...não há, este ano não fez frio e qualquer dia temos de mandar o famoso liquido para os lados do Putin :)

Bom S. Martinho para todos os utilizadores deste Blog!!

10/11/07, 18:42

 
Anonymous Anónimo said...

Não querendo ser má lingua... porquê a Rua Dr. Justino de Carvalho (Rua do Clube)????

10/11/07, 22:39

 
Anonymous Anónimo said...

Aiiii...Aiiii....S. Martinho Samouqueiro....quem te viu e quem te vê!.........

11/11/07, 21:02

 
Anonymous Anónimo said...

Pq é a rua do nosso pprreeessidenntttee da junta...

18/11/07, 16:26

 
Anonymous Anónimo said...

Ó néné porque é que não pedes nos CTT um mapa com o nome das ruas do Samouco. Ficavas a saber o nome da Praça onde decorreu o S.Martinho!

20/11/07, 20:47

 
Anonymous Anónimo said...

Sr. anónimo(a) já agora diz tk ao néné para quando fôr ao posto móvel dos CTT entrar na porta ao lado (J.Freguesia) e pedir o plano de esgotos e afins do Samouco. É porque na rua do Século e não só basta cais uma gota de água e fica tudo tipo rio; tás a ver a sena! Até há já quem lhe chame a rua do Sáculo 18. Eu nem quero pensar de ter de ver o nosso tão desejado Centro de Saúde inundado!

21/11/07, 23:08

 
Blogger vIRC said...

LOL...é uma verdade Sr. r.pereira. Mas nao se rale muito, estão a aparecer uns buracos nessa rua (depois de ser passada a canalização do gás) e ainda nao foram tapados, acho que nunca serão tapados para que seja mais um buraco de escoamento de aguas da chuva. Na semana passada tava a ver que tinha de vir de barco para casa (pois todos dias passo na famosa R. do Século 18).

27/11/07, 20:10

 

Enviar um comentário

<< Home