Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

quarta-feira, julho 04, 2007

O fim anunciado da ADS!

A nossa ADS ou simplesmente ‘clube’ pós amigos, já fechou as portas e encerrou todas as actividades (acho!). É triste mas é verdade! Na verdade, já sabia desta notícia algum tempo, porque tenho um “júnior” a jogar futebol e foi com muita mágoa que ele me informou que para o ano já não podia continuar a fazer aquilo que mais gosta, mais do que a escola e mais que muitas outras coisas na sua vida e no seu pequenino mundo…
Mas não é dele que estou a escrever, é sobre o fim anunciado da ADS, muitos ou quase todos os meus conterrâneos devem ter recebido no receptáculo a que vulgarmente chamam ‘Cx do correio’ um comunicado emitido pela Comissão Administrativa da ADS e posteriormente também em jeito de resposta um comunicado da Câmara Municipal de Alcochete.
No comunicado da CA da ADS é informado que o mandato da mesma chegou cabalmente ao fim! E usam o comunicado para prestar contas aos associados, boa! Referem que um primeiro objectivo foi cumprido, manter a colectividade aberta ate ao passado dia 30. Já em relação ao segundo objectivo que era firmar um protocolo com a Câmara Municipal de Alcochete para atribuição da gestão corrente do complexo desportivo do Samouco, ao que parece e segundo a própria C.A da ADS foi e passo a citar “ objectivo inatingível apesar de todos os esforços desenvolvidos”. Pelo meio escrevem algo que me preocupou e mais uma vez passo a citar “ esperamos que os corpos sociais da ADS que venham a ser eleitos (…) possam ter outra capacidade de influenciar os decisores políticos da Câmara Municipal de Alcochete…” Meus amigos a ser verdade, e não quero de forma alguma fazer juízos de valor imprudentes ou tomar partidos, mas isto são acusações graves!
Mais, referem suspeitamente que a CMA não pretende viabilizar o referido protocolo com esta CA, assim e em defesa da colectividade não vão apresentar qualquer candidatura! O fumo adensasse, é esperar para ver.
Passados exactamente 10 dias a CMA emitiu em jeito de resposta o seu comunicado, onde reconhecem todo o empenho e trabalho desenvolvido pela CA da ADS mas que as acusações sobre a CMA ou como eles escrevem as considerações foram injustas e infundadas! ou diria eu os potentes disparos feitos à embarcação do Skipper Luís Franco e restante tripulação da CMA, de seguida as defesas e o ripostar, tudo na mesma ‘leva’ e em igual medida:
1ª Defesa: o elevado nº de reuniões superior a qualquer outra colectividade do concelho! (O meu comment: Água!)
2ª Defesa: está em vigor, há muitos anos, um protocolo entre a ADS e a CMA. (Comment: sim muito bem tem razão, e? água outra vez!)
3ª Defesa: As propostas careciam de enquadramento jurídico, logo nunca podia ser um processo tão rápido quanto o pretendido pela CA, relatam uma resposta verbal sem dizer qual. (Comment: conversa para encher pagina, Água!)
4ª Defesa: O gestor seria a ADS e a autarquia suportaria todos os encargos. (Comment: Um tirinho para CMA!)
5ª Defesa: dizem ter feito uma contraproposta de protocolo sem resposta concreta. (comment: mais um tirinho para a CMA, mas com pouco estrago!).
Adiante, realmente a CMA em prol da nossa colectividade tem assumido responsabilidades de diversas maneiras e mui importantes para a continuidade, seja em apoios ou mediante subsídios atribuídos. Sim é verdade e aqui fica desde já o meu muito obrigado. Mas talvez o facto de ter sido com outras pessoas nos comandos da ADS poderá importar!? Fica a duvida mas esperemos que não.
No ponto 10 falam de falta de pagamento de taxas de utilização de meios desportivos e de transporte, que com isto poderiam impedir a utilização dos mesmos!
Ora RAIOS MA PARTA se isto a mim não me parece a insinuação de uma grande fineza que a CMA fez à malta aqui do Samouco, pois posso compreender assim porque agora estão a cobrar esse favorzinho essa esmolinha! É feio fazer as coisas ou torna-las possível e depois esperar uma ocasião para as vulgarmente atirar para a praça pública! Mas isto é só a minha opinião e vale por isso mesmo, é a opinião de um Samouqueiro inconformado com o fecho da ADS e farto dos “jobs for the boys”…
Para terminar, e mais uma vez quero realçar que foi com grande nostalgia e algum pesar que soube do encerramento da colectividade, eu próprio sócio há muitos anos, já a vim encerrar mais que uma vez, mas alegra-me recordar que também já a vi abrir outras tantas vezes…
Termino com um grande bem-haja para todos os elementos da CA da ADS e os outsiders que tomaram os comandos quando mais ninguém o quis fazer.
Au revoir

Etiquetas: ,

9 Comments:

Blogger Zézé said...

Tenho pena da ADS estar no estado em que está, mas a solução certamente não seria dar a gestão dos complexos desportivos a esta, até porque os equipamentos são para serem utilizados pelos munícipes em geral sem que haja nenhuma “privatização” dos mesmos até porque isso seria injusto para as outras colectividades da Vila.

Todos sabemos que as colectividades com a dimensão do Clube não têm autonomia financeira para serem independentes, e que necessitam de apoios para conseguirem manter as portas abertas… as coisas ficam ainda piores quando num meio pequeno a oferta em movimentos associativos é muito grande.

É preciso perceber que não há espaço para tantas colectividades e que muita oferta não é sinal de boa qualidade… Já diz o ditado “Mais vale pouco e bom que muito e mau”

05/07/07, 14:43

 
Anonymous Anónimo said...

Se quizermos tratar as coisas pelos seus nomes podemos dizer que foi por causa da politica que arruinaram a ADS. Todos os que foram responsáveis por essa ruina tomem coragem e arrangem uma Direção para reabrir a ADS. Peçam ajuda à Camara, à Junta e a outras entidades. A ADS é do Samouco e tem que ser reaberta por Samouqueiros...

06/07/07, 00:22

 
Anonymous Anónimo said...

Quais samouqueiros ?
Aqueles que nunca foram sócios e que nunca puseram lá os pés ou os que apesar de terem cartão de sócio as cotas ficam por pagar....

11/07/07, 03:25

 
Anonymous Anónimo said...

desculpem quotas!!!!!

11/07/07, 03:26

 
Anonymous Anónimo said...

Eu até pensei que o F.F. me estava a chamar "cota". Sou jovem dos meus 45 anos e reafirmo---quem deu cabo da ADS--- e todos sabemos quem foram eles! que ponha mãos à obra e reabra o "NOSSO CLUB" seria para mim um dia muito feliz!.

20/07/07, 01:27

 
Anonymous Anónimo said...

Que bonitas declarações de amor sobre o nosso clube até me comovem.Realizou-se recentemente uma assembleia para apresentação de listas, e vocês??? SOFÁ!!!Criticar é fácil...Quando surge o convite para formar direcção ou ajudar o clube surge sempre o tal comentário vulgarizado pela maioria dos sócios :"NÃO TENHO TEMPO..."COMO SE O VOSSO TEMPO FOSSE MAIS IMPORTANTE QUE O TEMPO DAQUELES QUE DIAS APÓS DIAS DERAM O SEU SUOR AO ASSOCIATIVISMO!apesar de serem sempre acusados de se aproveitarem das colectividades mas quando saem ninguém quer substitui-los,mas se era tão proveitosos???todos para a ADS e em força!!!

06/10/07, 12:34

 
Anonymous Anónimo said...

VIva,
estimado anonimo, qual o seu nº de socio ? Há pois é...

Quando puder passe pela Tony&Zeze. SA pa receber uma daquelas medalhas da CMA, depois do seu comentário, é obvio que merece um um lugar d destaque entre nos, ira receber um diploma de mérito e a respectiva medalha!
Para se comover com tao pouco voce deve ser uma pessoa very sentimental! se todos fossem assim o mundo poderia ser um lugar melhor!!

Quanto à questão TEMPO, o meu é bom e recomenda-se!
Outra coisinha, não se vanglorie por ter praticado o bem e AQUI NESTE BLOG NINGUEM FOI ACUSADO INJUSTAMENTE OU ERRADAMENTE, ate ver!!!

Gosta de esclarecer, que este comment é o 1 e unico em esclusivo para si, mas ñ se ache importante para isso, é que o assunto ADS incomoda-me bastante e hoje estou virado para o meu lado cruel.
Volte mais e comment tb mais

Cumprimentos

11/10/07, 01:44

 
Anonymous Anónimo said...

Resposta ao tony pessoa que muito prezo e valorizo .Quanto ao meu número de sócio concerteza que é inferior ao teu e com as quotas em dia.Nunca andei no desporto pela obtenção de medalhas nem titulos mas ganhei muita coisa no desporto ,talvez a maior de todas as taças e medalhas AMIGOS.Quanto ao comentário sobre o meu sentimentalismo,é claro que sou sentimental será isso um defeito?Vanglorizar-me?eu?nunca e jamais.Sou humilde e educado para trabalhar na escuridão sem luzes da ribalta.Caro amigo tony não confunda anónimos ,partiu para o seu comentário com uma ideia pré-concebida , enganou-se lamento.Tal como o meu amigo o assunto ADS toca-me muito daí escrever o que escrevi para agitar,parece que consegui.Um bem haja caro consócio.

Quanto aos diplomas e medalhas nunca as recebi, porque nunca inaugurei ringues, nem corri no 1º de maio,nem dou valor a esses troféus de serie, como já te disse prezo mais a amizade.

17/10/07, 12:36

 
Anonymous Anónimo said...

Gostei de saber que tens tempo ,ainda bem para ti e se calhar para a A.D.S .Será necessário formar uma direcção , acho que já arranjei mais uma pessoa com valor. Um abraço tony

17/10/07, 13:07

 

Enviar um comentário

<< Home