Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

quarta-feira, setembro 19, 2007

A falta do Sinal

Ora viva mais uma vez meus amigos e concidadãos,

O assunto que hoje me trás por cá é pertinente e de certa forma pesaroso, à dias recebi na minha Cx postal um e-mail do amigo P. a denunciar uma determinada situação que é do conhecimento de todos, e sem mais demoras segue-se o texto transcrito na integra:

- “Caros amigos (...) gostaria que publicassem um pequeno texto no vosso blog (…) trata-se novamente da constante alteração dos sinais de trânsito e mais agora segundo me parece (espero ainda a confirmação) podia ter sido evitado o acidente trágico que se deu na semana passada.
Segundo o que consegui apurar a senhora que atropelou mortalmente o Pai do .... iria a circular dando a direita á placa e fez a mudança de direcção à esquerda e ficou momentaneamente encadeada indo atropelar o sr. em contra-mão.
Segundo engenheiros da DGV e policias da divisão de transito a situação da placa (...) está ilegal e foi retirado o sinal de obrigatoriedade de dar a esquerda à placa incorrectamente. (Ver foto em anexo)
A minha pergunta é a seguinte:
Será que aquele sinal de trânsito não faria toda diferença e não se teria assim perdido tragicamente uma vida humana!?
Um assunto para discutirmos e publicarmos para que se possa resolver esta situação de uma vez por todas visto que até agora na câmara ainda ninguém me soube explicar quem é o responsável e como se processa e porquê destas alterações da sinalização.
Estou certa que esta situação denunciada no Blog, vai provocar reacções e soluções para o problema. “


Antes de mais agradeço ao amigo P, pela colaboração, fico a espera de mais!
Segundo ainda consegui apurar, parece que foi um agente da PSP, nascido e criado no Samouco, que mostrou fotos do local a um superior seu da divisão de trânsito e a vários engenheiros da DGV (não são da Independente, fiquem descansados) e todos foram unânimes em considerar que o sinal deveria continuar lá e que a presente situação leva muitos condutores (eu inclusive) a serem induzidos em erro e a incorrer numa infracção penalizavel.
Já agora e como também me foi enviado e na possibilidade de serem autuados pelas autoridades deixo aqui o artigo correspondente:

Artigo 16.º
Placas, postes, ilhéus e dispositivos semelhantes
1 - Nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postes, ilhéus direccionais ou dispositivos semelhantes existentes, desde que se encontrem no eixo da faixa de rodagem de que procedem os veículos.
2 - Quando na faixa de rodagem exista algum dos dispositivos referidos no n.º 1, o trânsito, sem prejuízo do disposto nos artigos 13.º e 14.º, faz-se por forma a dar-lhes a esquerda, salvo se encontrarem numa via de sentido único ou na parte da faixa de rodagem afecta a um só sentido, casos em que o trânsito se pode fazer pela esquerda ou pela direita, conforme for mais conveniente.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

O acidente foi sem dúvida uma situação profundamente lamentável, não só pelo acidente em si que ceifou uma vida, e porque conhecia pessoalmente o sr e parte da família, mas também porque, no limite, o acidente poderia ser evitado… mas enfim, como faz parte da natureza humana agir em conformidade depois dos acidentes acontecerem, atento para breve alterações no local, aguardemos, calmos e serenos… Zennnnnnn
Para finalizar, fica a informação adicional que existem mais situações com o trânsito e sentidos de ruas no nosso Samouco a serem expostas aqui no blog brevemente…

Au revoir

Etiquetas: ,

16 Comments:

Blogger vIRC said...

Por acaso sou mais uma das pessoas que perante a lei, comente mais uma infracção no código da estrada. Acho que aquele "triangulo" está ali mal e poderá dar lugar a inúmeros acidentes de transito. Se realmente se optar pela passagem dos veiculos pelo lado direito, terão de ter o Stop e a visibilidade é limitada, se ficar como está infringe a lei, então será melhor dar uma solução aquele "triangulo".
Agora, uma solução para isto...todos tem uma ideia diferente, até eu...que a meu ver será a melhor a ser tomada, mas não sou técnico de estradas para andar a divulgar soluções.


Respectivamente a existirem situações anomalas no transito da nossa localidade, exitem inumeras alterações que prejudicam seriamente o trânsito na nossa terra, inclusive tenho pessoas amigas do Montijo que veem ao Samouco e perdem-se. Por isso, "chegou a hora" de deixar de brincar com coisas sérias e nao andar a brincar com os carros.

Temos a situação da rua que vem do "Largo" para o "Casal", que foi alterado no final de 2005 para sentido único, e passado um ano e meio...foi alterado novamente para dois sentidos. (será que é só para mostrar que fazem alguma coisa?!)

20/09/07, 19:59

 
Anonymous Anónimo said...

pois é,pois é,só publicas os comentários do virc,facistas...sim seus fachos,quando te apanhar a jeito faço-te a folha...pobres..zézé e tony ou camandro ou catano ou caralho pqvp

20/09/07, 21:26

 
Anonymous Anónimo said...

Só consigo descrever-te da seguinte forma(pqvp):PARECE QUE ÉS VERDADEIRAMENTE PARVO!!!!

20/09/07, 22:00

 
Anonymous Anónimo said...

Nem sei que escrever em relação ao PQVP.. enfim! Era para apagar o comentario, mas como o poeta da terra ja fez as honras da casa, vou deixar ficar....
So um curiosidade, o que são "facistas" e " faço-te a folha"!? !?

Virc, sempre a considerar.

Poeta da terra, em relação ao que escreveste na CBox, se tiveres alguma sugestao em concreto que querias ver publicada aqui no blog, envia informações e tal como fiz com este mesmo post, o publicarei sem censura!

Gracias e até breve.

21/09/07, 00:22

 
Anonymous Anónimo said...

Apelo, muito sinceramente, aos comentadores deste blog que esta ocorrência seja tratada com o devido respeito. Foi a vida de um homem muito querido e respeitado por quase toda a população do Samouco e não só,que brutalmente se perdeu, naquela maldita tarde.
Não sejamos fanáticos ao ponto de falar de política numa circunstância destas. O perigo se sinalização incorrecta (quando dela podem resultar acidentes mais ou menos graves )não escolhe seres humanos pelas suas ideias políticas.
Muito embora confesse que a minha simpatia não vai para o Partido Politico actualmente na Junta de Freguesia do Samouco estou crente que o nosso Presidente da Junta perante esta triste ocorrência irá,com quem dê direito,reapreciar a sinalização na nossa terra. Até lá respeitem este tema tão delicado quanto complexo.

21/09/07, 00:28

 
Blogger vIRC said...

A falta de respeito por minha parte não ocorreu no meu último post. Na realidade existem pessoas destabilizadoras que não olham ao respeito e falam de maneira menos correcta nos comentários deste blog.

Relativamente ao triângulo, existirá várias soluções na mente de cada um...de minha parte, a minha ideia seria acabar com aquele "mamaracho" que não serve para mais nada senão enganar pessoas/condutores...e provocar acidentes. Agora o que fazer com ele ou ali, não sou eu que o tenho de dizer/fazer...mas tenho as minhas ideias

21/09/07, 02:45

 
Blogger Tom Sawyer said...

Quanto a mim quero apenas dizer uma coisinha, ou outra.
Desde já quero deixar aqui publicamente o meu pesar a todos os familiares da vitima mortal no trágico acidente que ocorreu neste entroncamento. Devido á impossibilidade de o fazer pessoalmente.
Pois também eu sou grande amigo dos familiares do falecido.

E gostaria de pedir, e digo gostaria, pois sendo tambem habitante desta linda terra que é o nosso Samouco, que se pare de uma vez por todas, com as ditas (CORES POLITICAS), pois a meu ver, e, ATENÇÃO que isto é uma opinião pessoal, mais uma vez peço pra não levarem este comentário para o lado da politica, não nos leva a lado algum.

E segundo entendo e já mais que uma vez os proprios fundadores deste mesmo blog já o disseram, aqui não há (cores politicas)!!!

Dai o meu pedido, vamos de uma vez por todas parar com isto, pois o que todos, nós na verdade queremos é de alguma forma fazer chegar o que se acha certo ou errado aos devidos responsáveis.

E já agora viva o Samouco e os seus habitantes!!!

21/09/07, 10:47

 
Anonymous Anónimo said...

tony afinal parece que existe censura neste blog, talvez seja melhor reunires com oteu colega ,pois, penso que ele quer correr comigo deste blog (são palavras dele).
Será que estou a ser incomodo para alguém?
Dizer a verdade ,apesar de ela ser dura de ler é crime?
Poemas oriundos de uma pessoa da terra será que não é expandir o que de melhor se faz aqui ?
Viva o 25 de Abril ,Viva ao 1º de Maio e Viva a Liberdade!!!!!!!!!

21/09/07, 23:34

 
Anonymous Anónimo said...

Viva, tn concordo com essa viva ao Samouco.
So queria agrdecer a visita e os comments, tal como salienta o MOLCVC acho q houve respeito de todos, há excpção de um sujeito.
Mas pa contrabalecear tivemos as participaçoes sempre positivas do virc e do Tom...

PS:
numa reunião de urgencia da Tony&Zeze.SA, foi acordado e activado a moderação dos comentarios pelas razoes que quase todos sabem, pedimos compreensão aos demais!

21/09/07, 23:40

 
Blogger vIRC said...

Peço imensa desculpa por aproveitar este "tópico" para debater um assunto que de nada tem respeito com ele, concordando com essa moderação...mas talvez fosse a melhor opção a moderação apenas para pessoas não identificadas (logadas) no blogger. Portanto, é apenas uma ideia...continuar com 100% acesso nos comentários para quem está logado e mediante aceitação para quem se encontra "anónimo", pois grande parte dos comentários pouco educados provém de pessoas não logadas.

Sem mais assunto de momento, envio os meus cumprimentos para todos e espero uma óptima continuação do trabalho que tem manifestado em torno da melhoria da nossa freguesia.

virc

21/09/07, 23:48

 
Anonymous Anónimo said...

Em relação ao tema aqui comentado quero dizer o seguinte:
-A pessoa que descreve o acidente,tem a certeza que o mesmo aconteceu assim!
-O tony e quem comenta aqui este assunto,sabe os limites do nosso concelho?
-Ao ler a lei,fica-se com a certeza de como se deve circular nesse cruzamento?
Não basta dizer-se,que não queremos e não fazemos politica, porque se formos intelectualmente honestos,este e outros comentários assim como alguns temas aqui expostos só tem um sentido,desculpem lá,mas isto é politica.

22/09/07, 19:58

 
Blogger vIRC said...

Caro Sr Anónimo, é claro que os limites dentro de localidades são 50kms/hora mas nesse mesmo cruzamento já vi veiculos a circularem mais que essa velocidade. Ao ler a lei anexa, rápidamente chego à conclusão que está confusa. Mas o tal ilhéu existe e está lá(para mim)...agora as dimensões para se considerar um ilhéu ou não, não lhe sei responder.

Resta-me dizer ao Sr. anónimo que falando por mim, tento ao máximo deixar de lado a politica neste blog em resposta ao pedido dos moderadores do mesmo. Agora, é claro que cada um interpreta a maneira de cada um "falar" como quiser. Então se desse ponto de vista estamos inconscientemente a falar de politica neste blog, o Sr. que diga qual o assunto que deveriamos aqui debater de modo a não falar de politica. Falemos de circo?Desculpe...circo tb pode ter haver com politica, falemos de...pesca?Se calhar também pode ir ao encontro da politica. Então do que devemos falar sobre a nossa terra que não venha ao encontro de politica (para o Sr.)?

Abraço

22/09/07, 23:32

 
Anonymous Anónimo said...

Amigo/a virc,é por algumas vezes que, quem lê, não entende o que se
escreve,dà respostas sem contexto.
-Eu,refiro-me a limites territoriais,para se saber a que J.F nos deve-mos dirigir Samouco ou Montijo.
Quando eu digo que alguns temas aqui expostos só tem um sentido,é verdade,porque quem fala,investiga mal e por isso fundamenta mal e acaba por apontar o dedo a quem nâo deve,dou-lhe alguns ex:A Biblioteca é competência da J.F jà o centro de saúde é do Ministério da Saúde.

24/09/07, 19:50

 
Anonymous Anónimo said...

Viva,
interessante esta ''discução'' de argumentos entre anonimo e virc.
Um exemplo para outros.
Gracias e continuem o vosso trabalho que eu e o Zeze tb faremos o mesmo.

10/10/07, 01:39

 
Anonymous Anónimo said...

Se o centro de Saude é da competência do Ministério da Saúde, porquê usar esse argumento nas campanhas... para mim isso é enganar a população.

11/10/07, 11:15

 
Anonymous Anónimo said...

Caro/a amigo/a se acompanha-se, o que se passa na Freguesia e no Concelho, sabia que, para a construção do novo Centro de Saúde, há um terreno,um projecto,aprovado em sessão da C.M e A.M e que o próximo passo é abrir o concurso, para a sua construção,isto é um facto e não um argumento de campanha,como é tambêm um facto que C.M e J.F substituiram o Governo nas suas competências, ao construir o Campo de Futebol,Pavilhão,Pré-Primário.
Tambêm sei que vivemos numa Rèpublica,e que a C.M e J.F são parte do Estado, mas é bom lembrar que cada um tem as suas competências e, estas não são das Autarquias.Para terminar um pensamento...se todos nós pagamos impostos"e não é pouco"...se somos um País rico"abedicamos de produzir para comprar em certas áreas,pensamos em grande,ex EXPO,CAMEONATO EUROPEU,TGV;NOVO AÉROPORTO"... se todas as obras do Governo tem derrapagens enormes...se temos noticias que o Governo demitiu A e que pagou-lhe xxxxx e que A foi nomeado pelo Governo para outro lado...se temos um Governo que faz isto não investe/resolve os probelemas na Saúde,Educação,Justiça e do Emprego...Não está na hora de participar/acompanhar para não se criar um vazio(que já existe)e não deixar que este e outros Governos nos façam mais mal.

11/10/07, 21:26

 

Enviar um comentário

<< Home