A falta do Sinal
O assunto que hoje me trás por cá é pertinente e de certa forma pesaroso, à dias recebi na minha Cx postal um e-mail do amigo P. a denunciar uma determinada situação que é do conhecimento de todos, e sem mais demoras segue-se o texto transcrito na integra:
- “Caros amigos (...) gostaria que publicassem um pequeno texto no vosso blog (…) trata-se novamente da constante alteração dos sinais de trânsito e mais agora segundo me parece (espero ainda a confirmação) podia ter sido evitado o acidente trágico que se deu na semana passada.
Segundo o que consegui apurar a senhora que atropelou mortalmente o Pai do .... iria a circular dando a direita á placa e fez a mudança de direcção à esquerda e ficou momentaneamente encadeada indo atropelar o sr. em contra-mão.
Segundo engenheiros da DGV e policias da divisão de transito a situação da placa (...) está ilegal e foi retirado o sinal de obrigatoriedade de dar a esquerda à placa incorrectamente. (Ver foto em anexo)
A minha pergunta é a seguinte:
Será que aquele sinal de trânsito não faria toda diferença e não se teria assim perdido tragicamente uma vida humana!?
Um assunto para discutirmos e publicarmos para que se possa resolver esta situação de uma vez por todas visto que até agora na câmara ainda ninguém me soube explicar quem é o responsável e como se processa e porquê destas alterações da sinalização.
Estou certa que esta situação denunciada no Blog, vai provocar reacções e soluções para o problema. “

Antes de mais agradeço ao amigo P, pela colaboração, fico a espera de mais!
Segundo ainda consegui apurar, parece que foi um agente da PSP, nascido e criado no Samouco, que mostrou fotos do local a um superior seu da divisão de trânsito e a vários engenheiros da DGV (não são da Independente, fiquem descansados) e todos foram unânimes em considerar que o sinal deveria continuar lá e que a presente situação leva muitos condutores (eu inclusive) a serem induzidos em erro e a incorrer numa infracção penalizavel.
Já agora e como também me foi enviado e na possibilidade de serem autuados pelas autoridades deixo aqui o artigo correspondente:
Artigo 16.º
Placas, postes, ilhéus e dispositivos semelhantes
1 - Nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postes, ilhéus direccionais ou dispositivos semelhantes existentes, desde que se encontrem no eixo da faixa de rodagem de que procedem os veículos.
2 - Quando na faixa de rodagem exista algum dos dispositivos referidos no n.º 1, o trânsito, sem prejuízo do disposto nos artigos 13.º e 14.º, faz-se por forma a dar-lhes a esquerda, salvo se encontrarem numa via de sentido único ou na parte da faixa de rodagem afecta a um só sentido, casos em que o trânsito se pode fazer pela esquerda ou pela direita, conforme for mais conveniente.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.
O acidente foi sem dúvida uma situação profundamente lamentável, não só pelo acidente em si que ceifou uma vida, e porque conhecia pessoalmente o sr e parte da família, mas também porque, no limite, o acidente poderia ser evitado… mas enfim, como faz parte da natureza humana agir em conformidade depois dos acidentes acontecerem, atento para breve alterações no local, aguardemos, calmos e serenos… Zennnnnnn
Para finalizar, fica a informação adicional que existem mais situações com o trânsito e sentidos de ruas no nosso Samouco a serem expostas aqui no blog brevemente…
Au revoir
16 Comments:
Por acaso sou mais uma das pessoas que perante a lei, comente mais uma infracção no código da estrada. Acho que aquele "triangulo" está ali mal e poderá dar lugar a inúmeros acidentes de transito. Se realmente se optar pela passagem dos veiculos pelo lado direito, terão de ter o Stop e a visibilidade é limitada, se ficar como está infringe a lei, então será melhor dar uma solução aquele "triangulo".
Agora, uma solução para isto...todos tem uma ideia diferente, até eu...que a meu ver será a melhor a ser tomada, mas não sou técnico de estradas para andar a divulgar soluções.
Respectivamente a existirem situações anomalas no transito da nossa localidade, exitem inumeras alterações que prejudicam seriamente o trânsito na nossa terra, inclusive tenho pessoas amigas do Montijo que veem ao Samouco e perdem-se. Por isso, "chegou a hora" de deixar de brincar com coisas sérias e nao andar a brincar com os carros.
Temos a situação da rua que vem do "Largo" para o "Casal", que foi alterado no final de 2005 para sentido único, e passado um ano e meio...foi alterado novamente para dois sentidos. (será que é só para mostrar que fazem alguma coisa?!)
20/09/07, 19:59
pois é,pois é,só publicas os comentários do virc,facistas...sim seus fachos,quando te apanhar a jeito faço-te a folha...pobres..zézé e tony ou camandro ou catano ou caralho pqvp
20/09/07, 21:26
Só consigo descrever-te da seguinte forma(pqvp):PARECE QUE ÉS VERDADEIRAMENTE PARVO!!!!
20/09/07, 22:00
Nem sei que escrever em relação ao PQVP.. enfim! Era para apagar o comentario, mas como o poeta da terra ja fez as honras da casa, vou deixar ficar....
So um curiosidade, o que são "facistas" e " faço-te a folha"!? !?
Virc, sempre a considerar.
Poeta da terra, em relação ao que escreveste na CBox, se tiveres alguma sugestao em concreto que querias ver publicada aqui no blog, envia informações e tal como fiz com este mesmo post, o publicarei sem censura!
Gracias e até breve.
21/09/07, 00:22
Apelo, muito sinceramente, aos comentadores deste blog que esta ocorrência seja tratada com o devido respeito. Foi a vida de um homem muito querido e respeitado por quase toda a população do Samouco e não só,que brutalmente se perdeu, naquela maldita tarde.
Não sejamos fanáticos ao ponto de falar de política numa circunstância destas. O perigo se sinalização incorrecta (quando dela podem resultar acidentes mais ou menos graves )não escolhe seres humanos pelas suas ideias políticas.
Muito embora confesse que a minha simpatia não vai para o Partido Politico actualmente na Junta de Freguesia do Samouco estou crente que o nosso Presidente da Junta perante esta triste ocorrência irá,com quem dê direito,reapreciar a sinalização na nossa terra. Até lá respeitem este tema tão delicado quanto complexo.
21/09/07, 00:28
A falta de respeito por minha parte não ocorreu no meu último post. Na realidade existem pessoas destabilizadoras que não olham ao respeito e falam de maneira menos correcta nos comentários deste blog.
Relativamente ao triângulo, existirá várias soluções na mente de cada um...de minha parte, a minha ideia seria acabar com aquele "mamaracho" que não serve para mais nada senão enganar pessoas/condutores...e provocar acidentes. Agora o que fazer com ele ou ali, não sou eu que o tenho de dizer/fazer...mas tenho as minhas ideias
21/09/07, 02:45
Quanto a mim quero apenas dizer uma coisinha, ou outra.
Desde já quero deixar aqui publicamente o meu pesar a todos os familiares da vitima mortal no trágico acidente que ocorreu neste entroncamento. Devido á impossibilidade de o fazer pessoalmente.
Pois também eu sou grande amigo dos familiares do falecido.
E gostaria de pedir, e digo gostaria, pois sendo tambem habitante desta linda terra que é o nosso Samouco, que se pare de uma vez por todas, com as ditas (CORES POLITICAS), pois a meu ver, e, ATENÇÃO que isto é uma opinião pessoal, mais uma vez peço pra não levarem este comentário para o lado da politica, não nos leva a lado algum.
E segundo entendo e já mais que uma vez os proprios fundadores deste mesmo blog já o disseram, aqui não há (cores politicas)!!!
Dai o meu pedido, vamos de uma vez por todas parar com isto, pois o que todos, nós na verdade queremos é de alguma forma fazer chegar o que se acha certo ou errado aos devidos responsáveis.
E já agora viva o Samouco e os seus habitantes!!!
21/09/07, 10:47
tony afinal parece que existe censura neste blog, talvez seja melhor reunires com oteu colega ,pois, penso que ele quer correr comigo deste blog (são palavras dele).
Será que estou a ser incomodo para alguém?
Dizer a verdade ,apesar de ela ser dura de ler é crime?
Poemas oriundos de uma pessoa da terra será que não é expandir o que de melhor se faz aqui ?
Viva o 25 de Abril ,Viva ao 1º de Maio e Viva a Liberdade!!!!!!!!!
21/09/07, 23:34
Viva, tn concordo com essa viva ao Samouco.
So queria agrdecer a visita e os comments, tal como salienta o MOLCVC acho q houve respeito de todos, há excpção de um sujeito.
Mas pa contrabalecear tivemos as participaçoes sempre positivas do virc e do Tom...
PS:
numa reunião de urgencia da Tony&Zeze.SA, foi acordado e activado a moderação dos comentarios pelas razoes que quase todos sabem, pedimos compreensão aos demais!
21/09/07, 23:40
Peço imensa desculpa por aproveitar este "tópico" para debater um assunto que de nada tem respeito com ele, concordando com essa moderação...mas talvez fosse a melhor opção a moderação apenas para pessoas não identificadas (logadas) no blogger. Portanto, é apenas uma ideia...continuar com 100% acesso nos comentários para quem está logado e mediante aceitação para quem se encontra "anónimo", pois grande parte dos comentários pouco educados provém de pessoas não logadas.
Sem mais assunto de momento, envio os meus cumprimentos para todos e espero uma óptima continuação do trabalho que tem manifestado em torno da melhoria da nossa freguesia.
virc
21/09/07, 23:48
Em relação ao tema aqui comentado quero dizer o seguinte:
-A pessoa que descreve o acidente,tem a certeza que o mesmo aconteceu assim!
-O tony e quem comenta aqui este assunto,sabe os limites do nosso concelho?
-Ao ler a lei,fica-se com a certeza de como se deve circular nesse cruzamento?
Não basta dizer-se,que não queremos e não fazemos politica, porque se formos intelectualmente honestos,este e outros comentários assim como alguns temas aqui expostos só tem um sentido,desculpem lá,mas isto é politica.
22/09/07, 19:58
Caro Sr Anónimo, é claro que os limites dentro de localidades são 50kms/hora mas nesse mesmo cruzamento já vi veiculos a circularem mais que essa velocidade. Ao ler a lei anexa, rápidamente chego à conclusão que está confusa. Mas o tal ilhéu existe e está lá(para mim)...agora as dimensões para se considerar um ilhéu ou não, não lhe sei responder.
Resta-me dizer ao Sr. anónimo que falando por mim, tento ao máximo deixar de lado a politica neste blog em resposta ao pedido dos moderadores do mesmo. Agora, é claro que cada um interpreta a maneira de cada um "falar" como quiser. Então se desse ponto de vista estamos inconscientemente a falar de politica neste blog, o Sr. que diga qual o assunto que deveriamos aqui debater de modo a não falar de politica. Falemos de circo?Desculpe...circo tb pode ter haver com politica, falemos de...pesca?Se calhar também pode ir ao encontro da politica. Então do que devemos falar sobre a nossa terra que não venha ao encontro de politica (para o Sr.)?
Abraço
22/09/07, 23:32
Amigo/a virc,é por algumas vezes que, quem lê, não entende o que se
escreve,dà respostas sem contexto.
-Eu,refiro-me a limites territoriais,para se saber a que J.F nos deve-mos dirigir Samouco ou Montijo.
Quando eu digo que alguns temas aqui expostos só tem um sentido,é verdade,porque quem fala,investiga mal e por isso fundamenta mal e acaba por apontar o dedo a quem nâo deve,dou-lhe alguns ex:A Biblioteca é competência da J.F jà o centro de saúde é do Ministério da Saúde.
24/09/07, 19:50
Viva,
interessante esta ''discução'' de argumentos entre anonimo e virc.
Um exemplo para outros.
Gracias e continuem o vosso trabalho que eu e o Zeze tb faremos o mesmo.
10/10/07, 01:39
Se o centro de Saude é da competência do Ministério da Saúde, porquê usar esse argumento nas campanhas... para mim isso é enganar a população.
11/10/07, 11:15
Caro/a amigo/a se acompanha-se, o que se passa na Freguesia e no Concelho, sabia que, para a construção do novo Centro de Saúde, há um terreno,um projecto,aprovado em sessão da C.M e A.M e que o próximo passo é abrir o concurso, para a sua construção,isto é um facto e não um argumento de campanha,como é tambêm um facto que C.M e J.F substituiram o Governo nas suas competências, ao construir o Campo de Futebol,Pavilhão,Pré-Primário.
Tambêm sei que vivemos numa Rèpublica,e que a C.M e J.F são parte do Estado, mas é bom lembrar que cada um tem as suas competências e, estas não são das Autarquias.Para terminar um pensamento...se todos nós pagamos impostos"e não é pouco"...se somos um País rico"abedicamos de produzir para comprar em certas áreas,pensamos em grande,ex EXPO,CAMEONATO EUROPEU,TGV;NOVO AÉROPORTO"... se todas as obras do Governo tem derrapagens enormes...se temos noticias que o Governo demitiu A e que pagou-lhe xxxxx e que A foi nomeado pelo Governo para outro lado...se temos um Governo que faz isto não investe/resolve os probelemas na Saúde,Educação,Justiça e do Emprego...Não está na hora de participar/acompanhar para não se criar um vazio(que já existe)e não deixar que este e outros Governos nos façam mais mal.
11/10/07, 21:26
Enviar um comentário
<< Home