Porque o Samouco não é só, o Largo e a praia com Lisboa ali do outro lado, decidimos agir e isso significa reflectir sobre... o resto aparece "per si", ou então não...

sábado, dezembro 23, 2006

Será o “presépio” do Samouco !?

Acreditem que nem sei por onde começar, tal é a minha exasperação! talvez pelo inicio, assim sendo vou ‘postar’ uma singela foto do referido presépio:

Assim de repente o que me ocorre é: - mas que raio é isto? Mais parece uma fantasia de Carnaval ou uma figura do tradicional Halloween americano, mas não, é mesmo um presépio! Espectáculo, diria o Zéze se aqui estivesse…
A palavra “presépio” significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José e uma vaca e um jumento, por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os presépios são expostos em Igrejas, em casas particulares e também em muitos locais públicos, mas este não merece estar num, ainda por cima sendo quem foi que o colocou lá, porque após uma breve averiguação, soube que é assim também em Alcochete e São Francisco, o que muda é apenas a cor… Miséria é a palavra que me ocorre.
Por fim gostava apenas de conhecer e dar os meus parabéns ao iluminado que teve e concretizou a ideia deste presépio.
Au revoir

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário esta excelente, por amor de Deus para o próximo ano não exibam esta miséria de presépio o então ponham a foice e o martelo na entrado do samouco com o Jerónimo e a Odete ferreira a adorar o símbolo haja um pouco de vergonha e sensibilidade , o natal também faz parte da nossa educação.
O moderador

23/12/06, 16:57

 
Blogger TD said...

acho que houve a intervencao do elemento arte, ou seja se olhares bem consegues ver os animais o estebulo e o menino representados por simbolismo superior semantico nessas duas figuras..nao??lllol

24/12/06, 21:32

 
Blogger Undisclosed Recipient said...

Coisa horrenda, concordo plenamente. Uma coisa é haver uma interpretação artística e não ficar sempre na tradiçãozinha; outra coisa é enfiar dois vestidos em manequins e dizer que é um presépio...

25/12/06, 13:28

 
Blogger Zézé said...

Venho desta forma agradecer os 3 comments.
Moderador - Vamos fazer chegar a tua sugestão a quem de direito! fartei-me de rir so de imaginar, muito bom.
TD - nem com oculos de ver ao perto consegui ver mas acho q o zeze um dia passou por lá e como já ia com algumas imperiais a mais, disse q viu qq coisa, mistério...
Unsc Recipient - esqueceste de referir o nenuco pintado à 'pistola' a fazer de menino jesus...
Mais um vez Obrigado e voltem sempre.

30/12/06, 13:08

 
Anonymous Anónimo said...

Por motivos profissionais nao passei a ultima quadra natalícia na localidade onde nasci e vivi até aos 25 anos.
Entrando neste blog, deparo-me com esta imagem, que a inicio julguei:
- Grandes malucos, a ideia deles a fazerem montagens de manequins da Fátima Lopes em frente à igreja do Samouco." Mas afinal nao...
depois de me aperceber entao que nao se tratava de uma foto-montagem, devo dizer que é a obra mais aberrante que vi até hoje desde a rotunda da entrada da vila, (mas isso é outra história...)
Esta informaçao vai para muita gente que provavelmente desconhece a origem destas figuras.
Corria o ano de 1998, passava junto à igreja enquanto decorria a montagem do presépio, (armado com camera digital na altura), nao resiti a fazer umas valentes fotos.
Acontece que vi uma imagem que até hoje nao me esqueci: Estavam entao a vestir 2 manequins (femininos) provavelmente oferecidos p uma conhecida boutique de roupa da vila.
O caso nao seria tao grave, se José, pai de Jesus (para quem nao está a par e só conhece o Pai Natal) com uma barba postiça e um valente busto. Enfim, como dizem os mais antigos: “somos pobrezinhos mas honrados!” Por isso deixo aqui uma sugestao: criar um projecto de realizaçao de um presepio (decente desta vez) na Escola E.B 1 do Samouco que poderia ser financiado pela Junta de Freguesia. Aposto que os alunos nao nos iriam deixar ficar mal.

15/02/07, 14:18

 
Anonymous Anónimo said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

21/11/09, 04:31

 

Enviar um comentário

<< Home